RAQUEL FRAZÃO's profile

PROJETO FINAL – 2013 - Os Temperamentos - EBA - UFRJ

ESCOLA DE BELAS ARTES - CURSO DE PINTURA

PROJETO FINAL –  2013

O Melancólico

O melancólico, em geral, possui mente privilegiada e uma tremenda capacidade de experimentar toda gama de emoções. O maior perigo esta em se entregar a pensamentos negativos que exagerem suas tendências pessimistas
LaHaye, Tim. Temperamentos transformados.
Gustave Courbet Auto-Retrato
Apesar de Gustave Coubert ser classificado como um pintor realista, no meu entender, a sua principal característica é a força de expressão de sua obra. Sendo importante registrar que o Coubert convenceu-se de que a importância dada pelo Romantismo ao sentimento e à imaginação não passava de uma fuga às realidades da época, de certa forma, um isolamento, característica melancólica.
Releitura

O modelo escolhido para esta pintura, na verdade é um personagem, um Clown chamado Odorico, criado por um amigo, Gabriel.
Os clowns desde sua aparição nas comédias gregas romanas, nas festividades de rua e apresentações de comédia dell'arte permeiam a linha do cômico e o trágico. 
Esta linha tênue evidência as emoções contrapostas, é a encarnação cotidiana expondo a fraqueza e sensibilidade humana. Tanto para comédia ou para tragédia, o quanto mais próximo da realidade mais o público vibra reagindo correlacionando a fantasia a realidade.

Odorico é um clown Branco, sendo este a encarnação do chefe, patrão, o intelectual, autoritário, a pessoa cerebral. Tradicionalmente, tem rosto branco e está sempre pronto a ludibriar seu parceiro em cena. Quer tirar vantagem em qualquer situação, tendo sempre seus planos atrapalhados pelo seu parceiro de cena. O quadro retrata a realidade de um clown pensador, em um retrato de sua alma.
O clown branco quer sempre demonstrar que está no comando da situação, acabando por fim não conseguindo executar seus planos, enquanto o augusto, sem planos e pretensões consegue facilmente realizar suas tarefas cotidianas.  O clown, Branco, muito embora transmita ser colérico, tem um essência melancólica.
Citação de Gabriel Danilo sobre Odorico
Neste quadro, a aparência serena do clown branco foi submergida pelo medo, por vezes escondido atrás de suas elas vestimentas, é um pavor mecânico, maquinado, cauteloso e desconfiado. Feições de um clown melancólico que apenas descobriu que está sendo observado.
Preparação

Neste último trabalho, comecei pela linha e com o uso de cores frias uma vez que o azul é a cor predominante do temperamento melancólico. Criando uma atmosfera neutra que passasse uma sensação de indefinição e perplexidade passiva. ​​​​​​​
Partindo das sombras diluídas marcando-as com o azul ultramar para garantir o sentido melancólico durante o processo de construção
Acrescentei em seguida as luzes, e a partir delas fiz um caminho de encontro as sombras através da construção dos meios tons.
O foco de atenção foram os olhos, pois a expressão do olhar parece falar mais alto que todo o restante da pintura. Daí o fundo definitivo, realmente servir como um pano de fundo para o espanto do retratado.​​​​​​​
Também a utilização dos contrates fortes do fundo intensifica o sentimento de indefinição e perplexidade. É interessante notar que mesmo com uma base azul, o contraste ficou forte e com emoção. A opção pela forma esmaecida foi para demonstrar a sensação de insegurança permanente no qual este tipo de temperamento parece estar sempre envolvido.
PROJETO FINAL – 2013 - Os Temperamentos - EBA - UFRJ
Published:

Owner

PROJETO FINAL – 2013 - Os Temperamentos - EBA - UFRJ

Published:

Creative Fields